Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa edicic2024lisboa@gmail.com (+351)217920000

Oradores Convidados

James Lowry

James Lowry (he/him) é Professor Associado e atual Presidente e Diretor da Graduate School of Library and Information Studies, Queens College, City University of New York. É o titular da Cátedra Ellen Libretto e Adam Conrad em Estudos de Informação, e o fundador e diretor do Laboratório de Tecnologias Arquivísticas. É investigador honorário na University College London e na University of Liverpool, onde foi co-diretor do Centre for Archive Studies, após uma carreira em arquivos. As suas publicações recentes incluem Disputed Archival Heritage, uma coleção editada pela Routledge em 2022 e, com Riley Linebaugh, o artigo premiado “The Archival Colour Line: Race, Records and Post-Colonial Custody“. Os seus trabalhos foram traduzidos para francês, espanhol e português. James é organizador da Archival Discourses, uma rede internacional de investigação que promove a investigação crítica sobre a história intelectual dos arquivos, e é co-editor da série de livros Routledge Studies in Archives.

Juan Carlos Fernández Molina

Professor do Departamento de Informação e Comunicação da Universidade de Granada. Graças à sua formação universitária mista (Documentação e Direito), o seu trabalho de investigação centra-se nos aspectos jurídicos da informação, das bibliotecas e da comunicação científica, especialmente nos direitos de autor. Foi membro do Committee on Copyright and other Legal Matters (CLM) da IFLA. Tem participado em diversos projectos de investigação nacionais e internacionais, em vários deles como investigador principal. Realizou estadias e leccionou cursos de pós-graduação em várias universidades da Europa, América Latina e Estados Unidos. Desenvolveu diversas tarefas de gestão académica, incluindo a coordenação de licenciaturas, mestrados e doutoramentos. Também desenvolve um intenso trabalho no campo da avaliação académica em todas as suas vertentes: pessoal docente (ANECA), investigação (Agencia Estatal de Investigación, European Research Executive Agency, Czech Science Foundation) e títulos universitários (ANECA, ACCUEE, Fundación Madri+d, AUIP, ARACIS).

Paulo Alexandre e Castro

Membro integrado do IEF-Universidade de Coimbra (Portugal), colaborador do CIAC -Universidade do Algarve (Portugal) e professor visitante na Universidade de Caxias do Sul (Brasil). Obteve o Doutoramento pela Universidade do Minho com a tese Homo Intimus. Neurofilosofia e Cultura Contemporânea. Fez o Mestrado em Fenomenologia e Hermenêutica e Licenciatura em Filosofia, ambos na Faculdade de Letras-Universidade de Lisboa. Realizou um Pós-Doc em Arte Digital/Ciberliteratura (Universidade Fernando Pessoa), para além de outras formações como “Humanidades Digitais” ou “Ética da Inteligência Artificial”. Tem diversos livros publicados, de que se destacam Challenges of the Technological Mind (Palgrave Macmillan, 2024), Descuido. Ensaios para pensar um conceito (2022), Ways of Seeing Films. Cinema and Philosophy (2021). Tem produzido também obra literária (poesia, romance e teatro) e publica regularmente em revistas internacionais. Mais informação sobre o autor em CienciaVitae, ORCID, ResearchGate, (entre outras).

Recital ” A Voz e a Flauta” – dia 2 de julho, às 22h 

Ricardo Meira

Nasceu em Sintra em 1963, iniciou os seus estudos musicais na Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, com 15 anos de idade. Foi 1º flautista na Banda dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. A partir de 1981, estuda na Escola de Música “Luís António Maldonado Rodrigues”, em Torres Vedras, na classe do professor Carlos Franco, onde conclui o curso de Flauta. Desde 1983 é bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, onde frequenta um curso de interpretação de música clássica e contemporânea para Flauta, com o professor Pierre-Yves Artaud. Fez parte do Grupo de Câmara de Torres Vedras “Animato”, desde a sua fundação, em 1990. Participou em vários recitais de Música de Câmara. Concluiu o Curso de Licenciatura em Flauta, na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Anthony Pringsheim. Atualmente leciona Flauta no Conservatório de Música da Física de Torres Vedras “Luís António Maldonado Rodrigues” e é professor de Educação Musical, no 2º ciclo do Ensino Básico.